A ideia de revolução no Brasil e outras ideias é o livro em que Carlos Guilherme Mota investiga por que a revolução foi uma promessa sempre adiada no país. A reedição ampliada, publicada pela Globo Livros, parte de uma ironia: no "país do futuro", o futuro nunca chega, e as razões disso não estão apenas nos fatos, mas também nas ideias que cada geração formulou para interpretá-los.
A palavra revolução circulou no Brasil por séculos e quase sempre ficou no horizonte, sem se realizar. As causas, argumenta o autor, estão no passado — não só no passado dos acontecimentos, mas no das mentalidades que ajudaram a moldá-los e que os acontecimentos, por sua vez, ajudaram a moldar.
A edição traz prefácio de Miriam Dolhnikoff e uma fortuna crítica com resenhas assinadas por Frédéric Mauro, Paulo de Salles Oliveira, Celso Frederico, Luiz Mott e Luiz Carlos Delorme Prado. É um retrato de como a obra foi lida por historiadores de diferentes gerações.
Um historiador das mentalidades
No prefácio, Dolhnikoff observa que Mota é um historiador das mentalidades: o radar dele não aponta para os grandes acontecimentos e os grandes homens, mas para a vida comum de uma época e para as ideias que a organizam. Essa escolha metodológica explica por que o livro interessa tanto a quem estuda história política quanto a quem pesquisa pensamento social brasileiro.
Os textos reunidos combinam ensaios clássicos e escritos mais recentes. O leitor acompanha a formação de uma pergunta que atravessa toda a obra do autor: o que impede que o diagnóstico se transforme em mudança? A resposta passa pela cultura, pelas elites e pela persistência de certas formas de pensar.
Para quem é a leitura
Quem pesquisa movimentos sociais e revoluções encontra aqui um estudo sobre o imaginário revolucionário brasileiro. Quem se interessa por história das ideias ganha um exemplo de método, em que a análise das mentalidades explica decisões políticas concretas. E quem lê Mota pela primeira vez pode começar por este volume antes de enfrentar os livros mais densos.
A reedição também ajuda a entender por que o autor se tornou referência em cursos de História e de Ciências Sociais. O texto não pede erudição prévia: pede curiosidade sobre as razões de o Brasil mudar tão pouco em relação ao que pensa sobre si mesmo.
Como o livro foi recebido
A reedição de 2008 chegou às livrarias com 496 páginas e um aparato que ajuda o leitor a situar o texto: além do prefácio, a fortuna crítica reúne resenhas escritas ao longo de décadas. Frédéric Mauro, Paulo de Salles Oliveira, Celso Frederico, Luiz Mott e Luiz Carlos Delorme Prado avaliam o livro de perspectivas distintas, o que transforma a leitura num diálogo entre gerações de historiadores.
O título faz companhia a outros estudos de Mota sobre o tema. Nordeste 1817, publicado décadas antes, mostra uma revolução que aconteceu e foi derrotada; este volume pergunta por que as revoluções brasileiras seguintes ficaram, tantas vezes, no plano das ideias. Lidos juntos, os dois livros formam um panorama do problema.
Para quem pesquisa mentalidades, é um exemplo de como conceitos abstratos podem ser tratados com material histórico concreto. Para quem apenas busca entender o país, é uma leitura que explica muito do vocabulário político que ainda circula no noticiário.





