Imagem de capa do perfil de Aloísio de Castro
Foto de perfil de Aloísio de Castro

Aloísio de Castro

Aloysio de Castro

Nascimento: 1881 Rio de Janeiro, RJ
Ver projetos (1)
Médico e poeta carioca, precursor da neurossemiologia no Brasil e presidente da Academia Brasileira de Letras.

Em 1914, Aloísio de Castro publicou o Tractado de semiótica nervosa, livro que a Revista Brasileira de Neurologia descreve como o primeiro do país inteiramente dedicado à neurossemiologia. A mesma nota histórica registra fotografias de pacientes no lugar dos desenhos habituais dos compêndios e trechos de filme usados como peça de ensino. Nas listas da Academia Brasileira de Letras o autor entra como Aloysio de Castro.

Quem procura o nome encontra o clínico da Faculdade de Medicina do Rio, o poeta dos sonetos impressos em Paris e o terceiro ocupante da cadeira 5, eleito em 1917 na sucessão de Oswaldo Cruz. Também encontra um deputado baiano de grafia parecida. Este perfil fica com o médico carioca, nascido em 14 de junho de 1881 e morto na mesma cidade em 7 de outubro de 1959.

Quem é Aloísio de Castro

Aloysio de Castro, forma usada pela Academia Brasileira de Letras, pela Academia Nacional de Medicina e pelos livros que ele assinou, é o mesmo Aloísio das buscas atuais. Filho de Francisco de Castro e de Maria Joana Monteiro Pereira de Castro, nasceu e morreu no Rio. A biografia da Academia de Letras atribui ao pai o gosto pelas letras, pelas artes e pela música.

Não é o Aluísio de Castro político, parlamentar da Constituinte de 1946 e deputado ligado à Bahia. Datas, cidade e ofício não coincidem. O carioca de 1881 foi neurologista, professor e poeta.

A Academia Nacional de Medicina o descreve como médico, poeta, poliglota e musicista. O francês de Tendresse, em 1932, e as peças para piano e canto dão lastro a esses dois últimos termos, que a ficha institucional não explica sozinha.

Formação no Rio e a temporada em Paris

Os estudos fundamentais foram no Colégio Kopke, com latim na escola e também em casa, com professor particular. Entrou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e colou grau de doutor em 1903. A tese chamava-se Das desordens da marcha e seu valor clínico. A própria faculdade concedeu, com o grau, o prêmio de viagem à Europa.

Antes do diploma ele já estava dentro da clínica. Foi interno de Clínica Propedêutica de 1901 a 1903 e assistente da mesma cadeira de 1904 a 1908. A Academia Nacional de Medicina situa esse aprendizado junto de Miguel Couto, em relação de mestre e discípulo. Em 1906 passou a subcomissário de higiene e assistência pública do Rio, cargo que manteve até 1908.

A ida à Europa tem data mais precisa numa nota da Revista Brasileira de Neurologia: em 1907 ele estava de volta ao Rio depois de treinamento em Paris com Pierre Marie. No mesmo ano, segundo esse relato, instalou o primeiro ambulatório didático da cidade. A tese sobre a marcha, o estágio parisiense e o ambulatório antecedem o livro de 1914.

Cátedra, Santa Casa e o ensino nacional

A Academia de Letras resume a docência assim: professor substituto e, em seguida, catedrático de Patologia Médica e de Clínica Médica, de 1915 a 1940. Foi diretor geral da Faculdade de Medicina de 1915 a 1924 e médico da Santa Casa da Misericórdia. A Revista Brasileira de Neurologia data a aposentadoria da cátedra em 3 de dezembro de 1940, aos 59 anos. Quase vinte anos ainda se passaram entre a saída da faculdade e a morte, ocupados por texto, música e reuniões científicas.

De 1927 a 1932 ele dirigiu o Departamento Nacional de Ensino. O cargo é de administração do ensino na capital federal, no mesmo período em que os versos continuavam a sair. A biografia da Academia registra a função ao lado da cátedra, sem transformá-la em plataforma.

Na Academia Nacional de Medicina a entrada foi cedo. Eleição em 13 de junho de 1904, posse em 21 de julho, com a memória Sobre o Síndrome de Stokes-Adams. Tornou-se emérito em 23 de novembro de 1933 e é patrono da cadeira 58. Presidiu a casa em dois períodos, de 1937 a 1942 e de 1943 a 1945. A ficha ainda lista o título de professor honoris causa da Faculdade de Medicina de Niterói, a condição de professor emérito da Universidade do Brasil e a Grã-Cruz do Mérito Médico, concedida pelo governo brasileiro, sem data publicada nessa página.

O que o Tractado mudou no exame do doente

O Tractado de semiótica nervosa saiu em 1914, quando ele já era nome da faculdade. O prefácio, reproduzido na imprensa daquele ano e guardado na hemeroteca da Biblioteca Nacional, explica a origem do volume: o Tractado de Clínica Propedêutica do pai, Francisco de Castro, tinha ficado inconcluso. O filho não quis fingir que o livro novo era continuação direta daqueles tomos. Mudou o título, guardou o método didático e concentrou a matéria nervosa, que tinha crescido a ponto de pedir dois volumes.

O primeiro tomo, de cerca de 500 páginas segundo essa notícia de 1914, trata da semiótica das formas exteriores e da semiótica das alterações da motilidade: tônus, movimentos involuntários, paralisias, coordenação e equilíbrio. A Revista Brasileira de Neurologia acrescenta o que o texto sozinho não mostra: fotografias de casos nacionais e trechos de filme, num momento em que o compêndio brasileiro ainda dependia do desenho. Pedro Nava, citado nessa nota, viu aí uma ruptura nos livros de ensino da época.

Em 1935 saiu a segunda edição, revista e aumentada, com o título enxuto Semiótica nervosa. A dedicatória é ao pai e a Miguel Couto, já morto. É o mesmo projeto, não um livro paralelo. A Academia Nacional de Medicina ainda aponta, no conjunto médico, Notas e observações clínicas em três volumes, Distrofia gênito-glandular em parceria com Oscar de Souza e Discursos, conferências e escritos vários.

  • 1903: tese sobre as desordens da marcha
  • 1914: primeiro tomo do Tractado de semiótica nervosa
  • 1935: Semiótica nervosa, edição revista e dedicada ao pai e a Miguel Couto
  • Três volumes de notas clínicas e o trabalho com Oscar de Souza sobre distrofia gênito-glandular

Quem estuda a medicina brasileira do começo do século XX encontra esse conjunto antes de encontrar os sonetos. O verso veio depois, e com outra oficina.

A cadeira 5 da Academia Brasileira de Letras

Aloysio de Castro foi o terceiro ocupante da cadeira 5. A eleição é de 14 de novembro de 1917, na sucessão de Oswaldo Cruz. A posse esperou até 15 de abril de 1919, com recepção de Afrânio Peixoto. Ele próprio recebeu Laudelino Freire, Roquette-Pinto e Celso Vieira. Depois da morte, em 1959, a cadeira passou a Cândido Motta Filho.

Os cargos internos estão datados na biografia da Academia: segundo-secretário em 1921 e 1922, secretário-geral em 1926, presidente em 1930 e de novo em 1951. O ano de 1926 importa por outro motivo. Foi nele que as oficinas Ducros et Colas, em Paris, imprimiram o Rimário, com ilustrações de Alfredo Guido. O livro de sonetos sai no mesmo ano em que ele ocupa a secretaria-geral. A coincidência está no calendário. Não precisa de romance em volta.

Fora da cadeira 5, a biografia da Academia lista a Comissão de Cooperação Intelectual da Liga das Nações, de 1922 a 1930, a direção do Instituto Ítalo-Brasileiro de Alta Cultura e o lugar de membro efetivo da Academia Pontifícia das Ciências. Entram ainda a Sociedade de Neurologia, Psiquiatria e Medicina Legal do Rio, a Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio e de São Paulo, o Instituto Brasileiro da História da Medicina e o Conservatório Brasileiro de Música. A ficha da Academia Nacional de Medicina soma o professorado honorário em Montevidéu e Buenos Aires e a correspondência com a Academia de Medicina de Paris e a Academia de Ciências de Lisboa.

Sonetos, francês e a noite de Chopin

O Rimário, de 1926, é o livro de sonetos que a Academia cita nos textos escolhidos. Em volta ficam outros volumes: Os carmes (1928, F. Briguiet), As sete dores e as sete alegrias da Virgem (1929, Imprensa Nacional, ilustrações de Alfredo Guido, tiragem especial de 150 exemplares) e Tendresse (1932, em francês). Os Arquivos de Neuro-Psiquiatria ainda arrolam Caminhos, de 1945, e leem essa poesia como formalmente conservadora, com preferência pelo soneto.

Em 1927, a Sociedade de Cultura Artística de São Paulo o chamou ao teatro da casa. A conferência A expressão sentimental na música de Chopin antecedeu, na mesma noite, um recital de Antonietta Rudge. A Academia de Letras registra, ao lado dos ensaios, peças para piano e canto.

Para o leitor de literatura, a porta é o Rimário. Para quem chega pela clínica, a porta é o Tractado de 1914 e a cátedra de 1915 a 1940.

O nome que ficou no Humaitá

Ele não fundou o hospital que hoje leva seu nome. A Academia Nacional de Medicina explica a sequência com clareza: o Instituto de Cardiologia foi criado em 1941, no governo de Getúlio Vargas, e instalado no antigo Hospital dos Radialistas, no Humaitá. Em 1964, cinco anos depois da morte de Aloysio, a casa passou a chamar-se Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro. A homenagem é posterior. Confundi-la com uma fundação em vida é o erro fácil de quem só lê a fachada.

O que está nos papéis dele são os livros, a cátedra, o ambulatório didático descrito pela revista de neurologia e os mandatos nas duas academias. A ficha da Academia Nacional de Medicina lista os cargos médicos. A biografia da Academia de Letras lista a cadeira 5, os sonetos e a música.

Duas grafias, dois ofícios. O exame da marcha, o Tractado de 1914, a presidência das duas casas e o Rimário de Paris cabem na mesma vida porque têm data. O letreiro do Humaitá veio depois.

Experiências da comunidade

Avaliações sobre Aloísio de Castro

Veja as opiniões dos leitores e compartilhe sua experiência.

0 avaliações positivas e 0 negativas com comentário.

Relatos publicados

Opiniões dos leitores sobre suas experiências. As avaliações não comprovam fatos nem representam a posição do site.

Ainda não há avaliações com comentário. Sua experiência pode ajudar o próximo leitor.

Para contestar um relato ou solicitar a remoção dos seus dados, entre em contato e informe a página e o comentário.

Compartilhe sua avaliação

Escreva de 60 a 200 palavras sobre esta pessoa ou projeto. Não inclua anúncios, links, insultos ou dados pessoais.

Sua experiência

0 de 200 palavras · mínimo de 60

Carregando verificação humana...

Projetos de Aloísio de Castro

Rimário
Rimário
Sonetos de Aloysio de Castro impressos em Paris em 1926, com ilustrações de Alfredo Guido.
00%
00%