Grupo Tá na Rua existe para fazer teatro onde a bilheteria não escolhe quem assiste. Amir Haddad fundou o coletivo em 1980, no Rio de Janeiro, e a linguagem que o grupo descreve como sua já vinha de antes: cena fora do arranjo convencional, espaço aberto, ator e passante no mesmo chão, texto desmontado. A fundação é o momento em que essa busca ganha nome, sede e rotina.
O lema que Amir resumiu em entrevista é seco: dramaturgia sem literatura, ator sem papel e teatro sem arquitetura. Na prática, o espetáculo usa praça, largo, escadaria e cortejo. O público não compra um lugar marcado. Pode ser quem mora no bairro, quem atravessa a Lapa, uma criança ou alguém que parou por acidente. Em 2026, ao discutir dinheiro público para a arte popular, o diretor insistiu nessa diferença. A sala, disse ele, tende a reunir um público homogêneo. A rua não seleciona.
O que o grupo faz quando ocupa a rua
O repertório mistura autos, cortejos e festas populares com textos clássicos refeitos para o ar livre. Zaratustra: uma transvaloração dos valores, a partir de Nietzsche, é um exemplo recente: Amir dirige e atua com o elenco. Em 2024 o espetáculo entrou no Palco Giratório do Sesc Brasil e passou por 11 cidades. Há também uma agenda de datas em teatro fechado, com ingresso, quando o mesmo trabalho entra numa casa. O miolo do projeto, porém, continua sendo a apresentação aberta.
A sede está na Avenida Mem de Sá, 35, na Lapa. Dali saem ensaios, cursos e a programação de rua. Em dezembro de 2024 o coletivo lançou o site com o acervo de quase 45 anos: imagens, textos, roteiros, vídeos e documentos, no projeto Tá na Rua Tem História, ligado à Funarte. A mesma apresentação pública do site descreve a Casa do Tá na Rua, a Escola Carioca do Espetáculo Brasileiro, o Fórum de Arte Pública e o setor de memória. Não são lojas separadas. São braços do mesmo grupo.
Para quem o Tá na Rua faz sentido
O trabalho interessa a quem estuda teatro de rua, arte pública e formação de ator fora do modelo de palco à italiana. Também interessa a quem mora no Rio e esbarra no cortejo sem ter comprado ingresso. O grupo contabiliza, na biografia de Amir, mais de 250 espetáculos. O Estado do Rio de Janeiro reconheceu o Tá na Rua como patrimônio cultural imaterial. Isso não transforma cada apresentação num espetáculo de museu. O formato segue dependente de corpo, rua e encontro.
Desde 2023 existe ainda o Festival de Teatro Amir Haddad, idealizado por Máximo Cutrim, com direção geral de Amir e realização do Instituto Tá na Rua. A quarta edição ocupou a Lapa entre 18 e 25 de setembro de 2026. O festival amplia o calendário, mas não substitui o coletivo. Quem quiser a história, a agenda e o acervo começa pelo site do grupo.
O que este projeto não é
Não é uma escola com grade publicada como curso de prateleira, nem um método com apostila. A Escola Carioca aparece como espaço de formação do próprio grupo, e as oficinas anunciadas em praça costumam ser atividades abertas, sem promessa de diploma. Também não é a biografia escrita por outra pessoa. O Tá na Rua é a obra contínua de Amir Haddad: o lugar onde a direção que começou no Oficina, passou por Belém e pelo Museu de Arte Moderna, e se fixou na calçada.


