O País dos Petralhas nasceu como arquivo, não como romance. Em 2008, a Record publicou o livro em que Reinaldo Azevedo reuniu a crítica que fazia ao governo do PT entre 2002 e 2008, sobretudo nos textos do blog hospedado pela Veja e em artigos do Jornal do Brasil.
A ficha da editora marca lançamento em 27 de agosto de 2008, 338 páginas e ISBN 978-85-01-08232-9. A capa vermelha traz o título em amarelo e a frase de campanha “do autor do blog de política mais influente do Brasil”. Isso é texto de capa, não medição de audiência. O que o volume entrega é outra coisa: uma seleção fechada de um período em que o blog ainda estava no começo e o segundo mandato de Lula já tinha mensalão, crise e um vocabulário novo.
O que o livro discute
Petralha, a palavra que dá título, é invenção do autor: petista somado a metralha. A Record apresenta a obra como crítica ácida à sociedade brasileira daqueles anos, com foco no governo do PT. Em 7 de novembro de 2008, Azevedo escreveu que o livro tratava de algo que deveria aproximar pessoas muito diferentes nos detalhes. A frase que ele escolheu para definir o alvo foi esta: uma crítica à ideia de que qualquer coisa vale se for feita para o bem da maioria. É crítica de método, no recorte dele, não só de sigla.
Dias antes, em 3 de outubro de 2008, Edney Silvestre perguntou na GloboNews se o livro era contra o PT. A resposta pública foi não: o alvo seriam certos setores do partido, não a legenda inteira. Quem compra o volume hoje precisa ler essa ressalva junto com o título. O nome é panfletário. O miolo é coletânea de artigos, com a temperatura do blog e o limite de quem escolhe os próprios textos.
Para quem faz sentido
O leitor que chega por curiosidade de 2026 não encontra aqui a coluna do Metrópoles nem O É da Coisa. Encontra o Azevedo da Veja, ainda no auge da oposição ao lulismo, antes da saída de 2017 e antes da entrevista no Planalto em 2023. O livro serve para quem quer o argumento daquela fase num objeto só, sem depender do arquivo solto do blog.
Não é manual de militância nem biografia. Não traz método de carreira, curso ou promessa de conversão política. É ensaio de circunstância, organizado por quem assinava o blog. A segunda parte da série só veio em 2012, com outro recorte, já no governo Dilma. Tratar os dois volumes como um livro só apaga essa distância.
A edição que segue à venda pela Record existe em capa comum e também em formato digital. O texto de apresentação da editora continua o mesmo: crítica ao período 2002–2008 e apresentação do autor como criador da expressão que batiza a obra. Para situar a voz, basta isso. O restante é leitura.



