Em 1978, Bodas de Papel estreou em São Paulo e tirou Maria Adelaide Amaral do texto que a censura tinha segurado. A peça, escrita em 1976, recebeu o Molière de melhor autor nacional. No palco não havia heroína de cartaz: havia um casamento visto por dentro, e a crítica passou a tratar como dramaturga alguém que, até ali, circulava mais entre concurso e gaveta do que entre temporada.
Quem busca o nome hoje não chega por um único caminho. Parte do público lembra a autora de minisséries como A Casa das Sete Mulheres, JK e Os Maias. Outra parte quer a dramaturga de De Braços Abertos e Querida Mamãe. Há ainda o leitor que reencontra os romances reeditados pela Editora Instante: Luísa, Aos meus amigos e O bruxo. O que une esses pedidos é uma escritora que saiu da redação, passou pelo teatro e entrou na teledramaturgia sem abandonar o livro.
De Alfena à Mooca
Maria Adelaide Almeida Santos do Amaral nasceu em 1º de julho de 1942, em Alfena, no distrito do Porto, em Portugal. Em 1954, aos 12 anos, a família se instalou em São Paulo, no bairro da Mooca. No site que ela mantém, a chegada aparece sem verniz: colégio, fábrica de camisas, joalheria, banco. A costura, no relato dela, serviu para confirmar o contrário. O ofício que ficou foi ler e escrever.
Antes do diploma houve tentativa e interrupção. Em 1968 começou Ciências Sociais na USP e não concluiu o curso. A formatura veio em 1978, em Jornalismo, na Faculdade Cásper Líbero. Entre uma coisa e outra, entrou na Editora Abril em 1970 e ficou até 1986. Foi pesquisadora da coleção Teatro Vivo e, depois, redatora. A redação não foi cenário de fundo. O primeiro texto dramatúrgico, A Resistência, nasceu em 1975 de uma demissão em massa no setor editorial e das reações de quem via o emprego acabar.
O que estreou e o que a censura barrou
A enciclopédia do Itaú Cultural registra o desencontro entre prêmio e estreia. A Resistência foi premiada no Serviço Nacional de Teatro e não subiu por causa da censura. O texto curto Cemitério sem Cruzes, escrito para a Feira Brasileira de Opinião de 1978, também foi interditado. O público encontrou Maria Adelaide no palco por Bodas de Papel, montada em 1978 em São Paulo e, em seguida, no Rio.
O Molière de 1978 não ficou sozinho. A Academia Paulista de Letras lista novos troféus de melhor autor para De Braços Abertos e para Querida Mamãe, além de Shell, Sharp e Mambembe em temporadas diferentes. De Braços Abertos, de 1984, leva ao teatro a personagem que depois sustentaria o romance Luísa, com Irene Ravache, Juca de Oliveira e direção de José Possi Neto. Mais tarde veio Mademoiselle Chanel, com Marília Pêra, no teatro da FAAP, e a adaptação de O Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago.
A tradução também faz parte do ofício. Samuel Beckett e Ingmar Bergman estão entre os dramaturgos estrangeiros que ela verteu para o palco brasileiro. É o mesmo trabalho de escuta de fala alheia que, na televisão, vira adaptação de romance histórico.
Da colaboração à minissérie
A televisão entrou antes da fase mais conhecida. Em 1979, a convite de Lauro César Muniz, ela colaborou em Os Gigantes. A entrada contínua na Globo, porém, tem outra data. Em 1990, Cassiano Gabus Mendes a chamou para Meu Bem, Meu Mal. Veio O Mapa da Mina, último trabalho de Cassiano, morto dias antes do fim da novela. No meio do caminho houve colaboração com Silvio de Abreu e Alcides Nogueira em Deus Nos Acuda e A Próxima Vítima.
A primeira novela como autora titular foi o remake de Anjo Mau, em 1997, com direção de Denise Saraceni. A partir de 2000, o nome dela ficou colado às minisséries. A Muralha, com João Emanuel Carneiro e Vincent Villari, partiu do livro de Dinah Silveira de Queiroz e entrou nas comemorações dos 500 anos da chegada dos portugueses. Os Maias, em 2001, adaptou Eça de Queirós e também puxou figuras de A Relíquia, com direção de Luiz Fernando Carvalho. A Casa das Sete Mulheres, em 2003, saiu do romance de Letícia Wierzchowski sobre a Farroupilha, sob direção de Jayme Monjardim. Um Só Coração, em 2004, escrito com Alcides Nogueira, acompanhou a formação de São Paulo nos 450 anos da cidade.
JK, em 2006, também com Alcides Nogueira, levou Juscelino Kubitschek e Sara à tela, com José Wilker e Marília Pêra nesses papéis e Wagner Moura como o jovem Juscelino. Em 2008, Queridos Amigos fez o caminho inverso: a minissérie nasceu do romance Aos meus amigos, dela mesma. Seguiram Dalva e Herivelto, em 2010, sobre Dalva de Oliveira e Herivelto Martins, e Dercy de Verdade, em 2012, vinda da biografia Dercy de Cabo a Rabo, publicada em 1994. No horário de novela, o remake de Ti-Ti-Ti em 2010 misturou núcleos de Cassiano Gabus Mendes com tramas de Plumas e Paetês. Sangue Bom, em 2013, com Vincent Villari, foi comédia original das 19h, ambientada em São Paulo. A Lei do Amor, em 2016, também com Villari, foi a primeira trama dela no horário das 21h, com Cláudia Abreu e Reynaldo Gianecchini.
Em depoimento ao Memória Globo, ela separou minissérie de aula e de telejornal. O interesse do público pela história do Brasil, diz o relato, não autorizava tratar o formato como produto menor. A frase ajuda a ler a carreira: o mesmo nome assina casamento de classe média no teatro e bandeirante, farroupilha ou Juscelino na televisão.
Romances que voltaram à livraria
O livro de estreia, Luísa (quase uma história de amor), saiu em 1986 pela Nova Fronteira. A reedição da Instante registra o Jabuti de melhor obra de ficção no ano seguinte, 1987. A estrutura é um quebra-cabeça: cinco narradores contam a mesma mulher, e o leitor fica com as versões, não com um retrato fechado. Aos meus amigos, de 1992, reúne uma turma depois da morte de Leo e, em 2008, voltou como minissérie. O bruxo, de 2000, acompanha Ana depois do fim de um casamento de 25 anos.
Esses três títulos voltaram às prateleiras pela Editora Instante entre 2023 e 2025, com texto revisto pela autora. Não esgotam a bibliografia. Há ainda Estrela nua, o infantojuvenil Coração solitário e a biografia de Dercy Gonçalves. Quem lê ficção e também acompanha autor de televisão encontra o mesmo nome no arquivo de literatura.
- Bodas de Papel, escrita em 1976 e estreada em 1978, com Molière de melhor autor nacional.
- Luísa, de 1986, Jabuti de melhor obra de ficção em 1987, e peça De Braços Abertos em 1984.
- A Muralha, Os Maias e A Casa das Sete Mulheres, entre 2000 e 2003.
- JK em 2006 e Queridos Amigos em 2008, este último saído do romance dela.
- Cadeira 35 da Academia Paulista de Letras, com posse em 12 de março de 2020.
A cadeira 35
Em 17 de outubro de 2019, Maria Adelaide Amaral foi eleita para a cadeira 35 da Academia Paulista de Letras, a cadeira de Paulo Bomfim, morto naquele ano. A Folha registrou 34 votos entre 36 votantes. A posse foi em 12 de março de 2020. No discurso, ela falou da força do verbo e agradeceu a São Paulo, cidade onde disse ter plantado raízes, tido filhos e netos e se tornado escriba. Na mesma semana, o Prêmio Shell a homenageou pelo conjunto da obra teatral.
Antes disso, em 2013, recebeu a Ordem do Mérito Cultural. O reconhecimento da academia chegou décadas depois da estreia de 1978, quando a televisão já tinha levado o nome a quem nunca comprou ingresso. A página que responde a busca por Maria Adelaide Amaral não escolhe um único ofício. Junta a menina de Alfena que chegou à Mooca, a redatora da Abril, a dramaturga premiada, a adaptadora de Eça e de Dinah Silveira de Queiroz, e a romancista que ainda revê os próprios livros para uma edição nova.




