Convite à Filosofia existe porque a escola brasileira precisava de um livro de filosofia que não fosse um glossário. Marilena Chauí escreveu um volume didático, publicado pela Ática, capaz de levar razão, verdade, conhecimento, ética e política para a sala de aula sem transformar o aluno em espectador de um manual morto.
O livro discute os grandes temas do ofício: razão, verdade, conhecimento, ciência, lógica, ética, política, arte, religião e metafísica. A edição que a Ática manteve em circulação também abre espaço para cidadania, democracia, direitos e as técnicas do próprio tempo. Não é um romance de ideias. É um instrumento de aula, com a marca de quem passou a vida ensinando História da Filosofia na USP.
Para quem o livro foi escrito
O público primeiro é o ensino médio e o professor que precisa de um mapa. O leitor adulto que chega sem formação filosófica também encontra uma porta, desde que aceite o ritmo de manual: conceito, exemplo, problema, retorno ao conceito. Quem já quer o comentário linha a linha da Ética de Espinosa está no livro errado. Esse trabalho está em A nervura do real.
A diferença importa. Chauí não escreveu o Convite como resumo da tese de 1977. Escreveu um livro de entrada, premiado com o Jabuti na categoria de livro didático, que ainda é o título que a escola associa ao nome dela. A nervura exige outro fôlego e outro leitor.
O que a Ática colocou no miolo
A proposta pública da obra é usar a própria filosofia para reler o cotidiano, em vez de depositar definições. Crenças silenciosas, evidências que ninguém questiona, a utilidade de duvidar: esse é o ponto de partida que a própria apresentação do livro descreve. Daí saem capítulos que o estudante reconhece na grade — lógica, ética, política, arte, técnica, religião, metafísica, história.
Edições posteriores mantiveram o título vivo no catálogo escolar. A edição anunciada pela Ática Didáticos com ISBN 978-8508134694 é a 14ª, de dezembro de 2019. O desenho de capa com o labirinto, usado em impressões da Ática, ficou reconhecível o bastante para o livro ser identificado de longe na estante do professor.
O que o Convite não promete
Não substitui a leitura dos filósofos. Não decide a posição política da autora, que está em outros ensaios. Não é curso, mentoria nem apostila de concurso. É livro de formação. Quem espera um método de vida ou um passo a passo de vestibular vai achar um texto mais lento do que o marketing escolar às vezes sugere.
O ganho está em outro lugar. Um estudante que termina o volume sabe nomear problemas — o que é conhecer, o que é agir, o que é uma regra — e sabe que esses problemas têm história. Para uma geração que encontra filosofia em aula obrigatória, isso já é um uso concreto.
Como o livro se liga a Chauí
O Convite é a face pública da professora, não da militante nem da comentadora de Espinosa. Sem ele, o nome dela ficaria restrito ao circuito universitário e aos ensaios de conjuntura. Com ele, o mesmo nome entrou em biblioteca de escola, em plano de aula e em sebo. A Ática foi a casa dessa circulação. A edição impressa segue sendo a forma em que o livro se compra e se empresta.
Quem for ao exemplar deve conferir edição e estado, porque o título teve muitas reimpressões e o mercado mistura volumes novos e usados. O conteúdo de base permanece o de um didático de filosofia assinado por Marilena Chauí, não o de um apanhado genérico de citações.




