Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios é o romance que ainda puxa o nome de Marçal Aquino nas buscas, nos cursinhos e nas brigas públicas. Saiu em 2005 pela Companhia das Letras. Quem narra, desde as primeiras páginas, é Cauby, fotógrafo convalescente numa pensão barata, numa cidade do Pará prestes a viver outra corrida do ouro. Ele não conta a cidade para fazer guia de viagem. Conta Lavínia, a mulher de um pastor, e o caminho que escolheu mesmo enxergando o fim.
O título, longo de propósito, quase não foi para a capa. Em 2025, no relançamento dos vinte anos, Aquino contou à TV Todo Dia que enfrentou oposição quase unânime quando decidiu usar essa frase. Achavam o nome comprido e pouco atraente. Depois, muita gente lhe disse que tinha comprado o livro por causa dele. A nova edição, de 21 de outubro de 2025, traz posfácio da crítica Eliane Robert Moraes e um texto do autor sobre essa gênese. São 248 páginas, ISBN 978-85-3593-807-4, capa de Alceu Chiesorin Nunes.
O que a história coloca na mesa
A sinopse pública da editora situa a cidade entre garimpeiros e uma mineradora. Cauby se envolve num amor clandestino com Lavínia. O desfecho é anunciado cedo, no modo dos personagens que caminham para um fim que já pressentem. A frase que a própria casa editorial destaca, dita por Cauby, resume o gesto: querer saber quantos tiveram a coragem de ir até o fim. Em volta desse núcleo há outras figuras que a edição da Companhia das Letras apresenta como pistas, não como enfeite: o passado de Lavínia, o pastor Ernani que a tirou das ruas e das drogas, o ambiente hostil em que delicadeza vira risco.
O livro não é um policial de investigação. É uma história de amor atravessada por loucura, brutalidade e sede de ouro, escrita por alguém que já tinha feito conto, novela e roteiro sobre pacto e consequência. Anos depois do lançamento, Beto Brant adaptou o romance para o cinema, no prolongamento da parceria que já tinha produzido Os matadores, Ação entre amigos e O invasor. O filme não substitui o livro. Quem procura a voz de Cauby, o título e o posfácio de 2025 precisa do volume, não só da adaptação.
Quando o romance entrou numa prova e saiu
Em abril de 2023, a Universidade de Rio Verde, em Goiás, tirou a obra da lista do vestibular de Medicina. O deputado federal Gustavo Gayer (PL) tinha publicado um vídeo classificando o romance como conteúdo pornográfico. A nota da universidade, reproduzida pelo G1 e pela Folha, admite que se trata de livro da literatura brasileira contemporânea, usado em cursinhos e em listas de concursos, e ainda assim registra a exclusão imediata por causa da polêmica.
Aquino disse ao G1 que se sentiu censurado. Na mesma entrevista, afirmou que o livro estava então por volta da 23ª edição, tinha sido traduzido para oito idiomas e dera origem a dois curtas, além de quase vinte anos de mercado. A Academia Brasileira de Letras classificou a retirada como arbitrária. Nada disso altera o enredo. Altera o modo como o livro circula: virou, de novo, objeto de prova, de censura e de defesa pública, não só de estante.
A edição de 2005, ISBN 978-85-3590-736-0, com 232 páginas, continua sendo a que muita gente leu primeiro. A de 2025 é a que a editora coloca agora na frente, com o texto extra sobre o título e o posfácio. As duas são o mesmo romance. Não são obras diferentes, nem formatos paralelos para colecionar à toa. Quem for comprar hoje encontra a nova edição como o volume corrente.
Quem chega por esse título
Chega quem ouviu o nome da frase antes de ouvir o nome do autor. Chega quem viu o filme e quer a prosa. Chega quem estudou o livro em lista de vestibular e quer saber o que foi retirado de uma prova em 2023. O romance aguenta essas três entradas porque o miolo é verificável: fotógrafo, mulher, pastor, garimpo, desejo e um fim anunciado.
Não é manual de escrita nem romance histórico do Pará. É ficção de Marçal Aquino no ponto em que a redação policial já tinha ficado para trás e a televisão ainda não tinha ocupado os dezesseis anos seguintes. Entre O invasor e Baixo esplendor, este é o livro que segurou o nome dele nas livrarias. A edição comemorativa só confirma a permanência: vinte anos depois, a frase da capa continua sendo o motivo pelo qual muita gente abre a primeira página.




