Contexto e proposta de Introdução à Literatura no Brasil
Introdução à Literatura no Brasil cabe num volume e leva só a assinatura de Afrânio Coutinho. Não é a história coletiva em vários tomos que ele dirigiu com um núcleo parecido de título. É o ensaio em que ele tenta entregar, sozinho, um mapa da literatura feita no país.
O livro é de 1959, no fim da década em que a seção Correntes Cruzadas ainda ocupava o Suplemento Literário do Diário de Notícias e em que a cátedra de Teoria e Técnica Literária já existia no Instituto Lafayette. Dez anos depois, em 1969, saiu em inglês como An Introduction to Literature in Brazil. A travessia de idioma mostra o alcance que ele queria para o argumento, não uma fila de autores traduzidos um a um.
A edição que circula pela Bertrand Brasil está na 18ª. O miolo continua sendo história literária com método: período, forma, conceito. Não é romance, não é manual de redação e não funciona como ficha de cada escritor do cânone. Quem espera data, verbete e escola em sequência curta vai achar o livro estreito. Quem quer a posição de Coutinho sobre como a literatura brasileira se organiza encontra o texto certo.
O público natural é o estudante de letras, o professor que precisa de uma porta assinada e o leitor que já ouviu falar da coletânea e quer saber o que o crítico pensava quando escrevia sem equipe. A Introdução não substitui A Literatura no Brasil. A coletânea reparte o trabalho entre especialistas. Aqui o recorte é dele, com o viés da nova crítica que ele vinha defendendo desde o retorno dos Estados Unidos: a obra como objeto, não a impressão do resenhista como centro.
Há um limite claro. O livro fixa um modo de ler de meados do século XX e não incorpora, sozinho, o debate posterior sobre cânone, autoria negra, oralidade e exclusões. Serve para entender Coutinho e a disciplina que ele ajudou a instalar na universidade. Não serve como última palavra sobre a literatura brasileira.
Na estante dele, este título fica entre o ensaio de combate e a obra de equipe. É o volume que se indica primeiro quando a pergunta é simples: por onde entrar no crítico, e não na biblioteca inteira que ele organizou.




