Literatura e sociedade é o livro em que Antonio Candido diz, na prática, o que a crítica deve fazer com o mundo social depois de já tê-lo reconhecido. A primeira edição saiu em 1965, pela Companhia Editora Nacional. Não repete a narrativa histórica de Formação da literatura brasileira. Reúne ensaios em que a sociedade precisa aparecer dentro da forma, ou então não serve à leitura.
O texto de abertura, “Crítica e sociologia”, carrega a frase que a edição da Todavia põe na capa da apresentação: o externo se torna interno, e a crítica deixa de ser sociológica para ser apenas crítica. O sentido, tirado o brilho da fórmula, é operacional. Não basta provar que um romance reflete uma classe, uma cidade ou um regime. É preciso mostrar como esse dado foi retrabalhado na composição, no narrador, no ritmo, no que o texto escolhe calar. Se a explicação continua do lado de fora, ainda não houve crítica.
São Paulo, localismo e a primeira metade do século XX
Dois ensaios dão o mapa do volume. “A literatura na evolução de uma comunidade” acompanha São Paulo do século XVIII ao modernismo, tratando a cidade como meio em que a literatura se torna instituição, não como cenário para colorir os autores. “Literatura e cultura de 1900 a 1945” condensa a cultura brasileira na primeira metade do século XX e expõe uma chave que volta em outros livros de Candido: a tensão entre localismo e cosmopolitismo. O particular brasileiro e o modelo europeu não aparecem como escolha moral. Aparecem como movimento, um puxando o outro.
É o mesmo problema da Formação, agora em textos mais curtos e com outro calendário. Lá, o arco fechava em 1880. Aqui, o século XX entra, e o ensaio pode parar num período sem precisar contar a literatura inteira. Para quem já leu o livro de 1959, este funciona como a caixa de ferramentas. Para quem ainda não leu, funciona sozinho: cada ensaio tem começo, caso e conclusão.
O que o método aceita e o que ele recusa
O risco que o próprio título provoca é achar que se trata de um manual de sociologia da literatura, com grades prontas para aplicar em qualquer obra. Não é. Candido desconfia da sociologia que usa o texto como ilustração de uma tese trazida de fora. O ensaio serve quando a estrutura interna responde ao estímulo externo sem virar decalque. Romance, poema e artigo de jornal podem entrar, desde que a leitura mostre a transformação, não só a origem.
Isso limita o público de um jeito útil. O estudante que procura “contexto histórico” para colar ao lado de um poema vai sair frustrado: o contexto, aqui, só interessa se mudar a forma. O leitor de teoria encontra uma prosa clara, anterior à gíria acadêmica das décadas seguintes, e por isso ainda citável sem tradução interna. O leitor de história de São Paulo encontra, num dos ensaios, uma cidade vista pela vida literária, não pelo anúncio imobiliário.
A reedição e o lugar na estante
A Todavia relançou o livro em 24 de março de 2023, com capa de Oga Mendonça, 232 páginas e ISBN 6556924091. A edição antiga da Ouro sobre Azul e as impressões da Nacional continuam em sebo. A de 2023 é a que a livraria entrega agora, no mesmo desenho gráfico dos outros volumes da coleção. Não há curso, aula gravada nem método com nome comercial associado ao título. O acesso é o do livro.
Na obra de Candido, Literatura e sociedade fica entre a tese do caipira e os ensaios longos de O discurso e a cidade. É mais teórico do que Os parceiros do Rio Bonito e mais compacto do que a Formação. Quem quer uma única porta de entrada para o crítico, e não para o historiador da literatura colonial e romântica, começa melhor por aqui. O livro não promete um sistema fechado. Promete um critério: se o social não virou forma, a explicação ainda está do lado de fora do texto.




