Em 20 de agosto de 2012, Nelson de Oliveira estava sentado na faixa de pedestres da Avenida Paulista para o lançamento de um romance em que São Paulo amanhece sem gente. O nome impresso na capa não era o do registro civil. Era Luiz Bras.
A procura pelo escritor quase sempre para nessa dobra. Nelson Luiz Garcia de Oliveira nasceu em Guaíra, no interior de São Paulo, em 16 de agosto de 1966, formou-se em artes plásticas e deu o rótulo Geração 90 à prosa curta que estreou nos anos 1990. Quem chega pelo pseudônimo quer saber se o autor de ficção científica é a mesma pessoa que levava prêmio de conto. É a mesma.
Quem é Nelson de Oliveira
O nome completo é Nelson Luiz Garcia de Oliveira. Atua como romancista, contista, cronista, ensaísta e organizador de antologias, e a assinatura mais conhecida da ficção é Luiz Bras. Registros bibliográficos também guardam os pseudônimos Teodoro Adorno e Valerio Oliveira. No Instagram, o perfil @paisagem.personas se apresenta com a linha Olyveira Daemon, Luiz Bras, Sofia Soft e Valerio Oliveira. Não são homônimos entre si, e também não são o futebolista Nélson Oliveira nem o ciclista Nelson Oliveira. São nomes da mesma carreira literária.
Durante um período ele tentou separar os ofícios. O nome de batismo ficaria com o ensaio, a organização de antologias e parte da prosa. Luiz Bras ficaria com a ficção. A divisória não se manteve para sempre, e livros posteriores voltaram a cruzar as assinaturas. O que o leitor precisa, antes da estante, é saber qual nome está na capa de cada fase.
De Guaíra ao Mackenzie
A Enciclopédia Itaú Cultural acompanha a mudança da família pelo interior paulista: Barretos em 1970, Bauru dois anos depois e São Joaquim da Barra em 1974, onde ele concluiu o primário e começou o secundário. Em 1984 foi para Ribeirão Preto terminar o colegial. No ano seguinte chegou a São Paulo para cursar artes plásticas na Universidade Mackenzie. Formou-se em 1988 e passou a trabalhar como diretor de arte em editoras.
A entrada na ficção tem oficina e bolsa. Em 1989, ao fim de uma oficina ministrada por João Silvério Trevisan, ele foi selecionado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Com esse apoio escreveu os contos de Fábulas. O livro recebeu o Prêmio Casa de las Américas e foi publicado em Cuba em 1995. No Brasil, o conjunto se repartiu em quatro títulos: Os saltitantes seres da Lua (1997), Naquela época tínhamos um gato (1998), Treze (1999) e Algum lugar em parte alguma (2005).
Na apresentação publicada pela Gazeta do Povo em 2007, ele aparece como mestre em Letras pela USP. A orelha de Sozinho no deserto extremo conta outra história: um estreante nascido no Mato Grosso do Sul. No lançamento, a Folha tratou essa orelha como a biografia do alter ego, não como a ficha de Nelson, paulista.
O que o nome Luiz Bras mudou
Em entrevista à Folha de 25 de agosto de 2012, o escritor situou o início da troca em 2006, depois de mais de dez anos de carreira e de um cansaço em que sentiu que não tinha mais o que dizer no nome antigo. Luiz vem de Nelson Luiz. Bras, disse ele, era o sobrenome curto e sonoro, com uma referência ao Brasil. Por cerca de quatro anos a regra foi esta: Oliveira na produção acadêmica e nas antologias; Bras na ficção. Nesse intervalo saíram, como Luiz Bras, o livro de contos Paraíso líquido, as crônicas de Muitas peles e o infantil A menina vermelha. A Enciclopédia Itaú Cultural localiza o pseudônimo na literatura infantojuvenil a partir de 2004.
Antes do romance adulto, o nome novo já tinha chegado ao correio dos críticos. Em março de 2010, José Castello registrou no Globo um exemplar de Babel Hotel, da Scipione, assinado por Luiz Bras e ilustrado com a foto de Nelson de Oliveira. Na mesma semana chegou Poeira: demônios e maldições, da Língua Geral, ainda como Nelson, livro que o próprio autor tratou como despedida. Dois anos depois, a Folha apresentou Sozinho no deserto extremo, da editora Prumo, como o primeiro romance adulto de Luiz Bras.
Na entrevista, ele brincou que Nelson de Oliveira tinha se aposentado e estava de férias no Caribe. O enredo do livro novo marcava a troca de projeto. O publicitário Davi acorda e descobre que a mulher, os filhos e, aos poucos, a cidade inteira sumiram. A Folha anotou o contraste: o Nelson anterior, próximo do concretismo, cuidava da forma da linguagem; Bras, leitor de Ray Bradbury, passou a pôr a trama no centro, com referências a filmes como O sexto sentido, Os outros e Vanilla Sky.
A brincadeira da aposentadoria não apagou o nome antigo. Em 2019 saiu em edição digital a rapsódia Gigante pela própria natureza. Em setembro de 2022, a Editora Patuá lançou o livro em papel com a assinatura Olyveira Daemon na capa. O trabalho em dupla também continuou. Em outubro de 2025, Leo Cunha anunciou no Espaço Parlapatões, em São Paulo, o livro Duetos-Duelos, com um conto escrito de improviso ao lado de Luiz Bras. No jornal Rascunho, Nelson manteve por anos a página mensal “Simetrias dissonantes”. Em entrevista ao ArteCult, descreveu Luiz Bras como integrante do coletivo KriptoKaipora.
Prêmios e a antologia que deu nome a uma leva
O reconhecimento não depende de um único volume. A sequência pública é curta e verificável:
- Prêmio Casa de las Américas, em 1995, por Fábulas;
- prêmio da Fundação Cultural do Estado da Bahia, em 1996;
- melhor livro de contos da Associação Paulista de Críticos de Arte, em 2001, por O filho do crucificado, da Ateliê Editorial;
- melhor projeto editorial da mesma APCA, em 2003, por Geração 90: os transgressores, da Boitempo;
- Prêmio Clarice Lispector da Fundação Biblioteca Nacional, em 2007;
- Casa de las Américas outra vez, em 2011.
Entre uma premiação e outra, ele organizou Geração 90: manuscritos de computador (Boitempo, 2001), com 17 contos inéditos, e o volume seguinte, Os transgressores (2003). A proposta, explicada por ele na época, não era recolher textos já publicados. Era reunir contistas e pedir originais para o livro. Em 2001, disse à Folha ter lido cerca de 200 estreantes da década e fechado a seleção em 17. A segunda antologia, lançada no Riocentro, foi definida por ele como transgressão formal, não ideológica, em continuidade ao boom do conto dos anos 1970.
Há ainda o ensaio, como Verdades provisórias (Escrituras, 2003) e Oficina do escritor (Ateliê, 2008), além de um estudo de 2009 sobre a lírica portuguesa contemporânea. Nos romances do nome antigo estão Subsolo infinito (Companhia das Letras, 2000) e A maldição do macho (Record, 2002, também publicado em Portugal). O núcleo da reputação continua sendo o par formado pelo contista premiado e pelo organizador que tentou dar nome a uma geração.
Onde o leitor encontra o escritor hoje
Não há um site pessoal único que concentre a obra. O canal público mais estável é o Instagram @paisagem.personas. Ele também publica no blogue Ficção Científica Brasileira, do qual se apresenta como curador, e coordena oficinas de criação literária, sem que uma escola ou empresa apareça como sede fixa dessa atividade. A cidade da vida profissional, desde a ida ao Mackenzie, é São Paulo. O nascimento permanece Guaíra.
Quem procura ficção científica escrita no Brasil, dentro da literatura que não depende só de tradução, cruza com Luiz Bras no mesmo ponto em que o conto dos anos 1990 cruza com Nelson de Oliveira. A coincidência de rosto é uma troca de assinatura, não dois escritores. Os livros é que mudam de contrato: conto premiado, antologia de uma leva, romance de cidade vazia, rapsódia assinada com outro nome.





