Antes de virar filme, Comboio de sal e açúcar foi um romance. Licínio Azevedo publicou o livro em 1997, cinco anos depois do fim da guerra civil moçambicana, e escolheu como centro da narrativa um cenário que conhecia bem: o trem que ligava Nampula ao Maláui, atravessando uma das regiões mais afetadas pelo conflito.
O romance não é um relato de batalhas, e sim uma história de viagem. O leitor embarca com comerciantes que trocam sal por açúcar, com famílias que se deslocam entre províncias e com personagens que fazem do vagão um espaço de negociação, medo e solidariedade. A guerra aparece no caminho interrompido, na escolta armada, nos trilhos minados e na forma como cada passageiro calcula o risco de seguir adiante.
O que o livro propõe
Escrito por um jornalista que cobriu a guerra em Moçambique e em outros países africanos, o romance aposta em uma prosa direta, com narração que acompanha o ritmo da viagem. Azevedo constrói os capítulos como estações: a partida, as paradas forçadas, os confrontos, a chegada. Cada trecho acrescenta informação sobre a vida econômica e social do país no fim dos anos 1980, quando o comércio de sal e açúcar funcionava como sobrevivência.
O livro também antecipa temas que o cinema do autor desenvolveria depois, como a situação das mulheres em contexto de guerra e a desconfiança em relação às autoridades armadas. Não por acaso, o romance foi adaptado pelo próprio Azevedo para o filme homônimo lançado em 2016.
Quem deve ler
O romance interessa a leitores de ficção africana em língua portuguesa, a estudantes de história da África e a quem busca uma porta de entrada literária para a obra de um autor que fez do país sua casa. É uma leitura indicada para quem prefere narrativas de viagem com contexto histórico a relatos épicos de guerra.
A edição em inglês, publicada pela 30 Degrees South Publishers sob o título The Train of Salt and Sugar: Based on a True Story, está disponível na Amazon e permite o acesso ao texto completo para leitores de fora do circuito lusófono. É também a edição mais fácil de encontrar em catálogos internacionais.
O romance não é o primeiro livro de Azevedo ligado a conflitos africanos. Antes dele, o autor havia publicado Relatos de um povo armado (1983), sobre a luta pela independência de Moçambique, e Diário da libertação (1977), sobre a guerrilha na Guiné-Bissau. Nesses títulos, o material vem de entrevistas e da observação direta do jornalista; em Comboio de sal e açúcar, a mesma matéria-prima ganha forma de ficção.
Relação com o filme
Quem conhece a adaptação encontra no livro detalhes que o longa condensa, como a rotina do comércio improvisado nas estações e a passagem do tempo entre uma parada e outra. Quem chega pelo livro percebe que o filme manteve a estrutura de jornada e o foco nas personagens civis. Ler e assistir em sequência ajuda a entender como o autor trabalha a mesma história em duas linguagens diferentes.
Para conhecer outros títulos do autor, vale acompanhar a página de literatura do site e a seleção de livros ligados a escritores e cineastas.





