Ana Miranda publicou Boca do Inferno em 1989 e levou para o romance brasileiro uma reconstituição histórica que combina ficção, documentos históricos e língua trabalhada. O livro transformou a Salvador do século XVII em território de intriga e poder, com o poeta Gregório de Matos e o padre Antônio Vieira no centro da trama, e recebeu o Prêmio Jabuti de revelação no ano seguinte.
Ana Maria Nóbrega Miranda nasceu em Fortaleza, em 19 de agosto de 1951, e cresceu entre o Rio de Janeiro e Brasília. Antes de se dedicar à literatura, estudou pintura com Roberto Magalhães e Rubens Gerchman, atuou em filmes do Cinema Novo e trabalhou como editora na Funarte. Quem chega aos seus livros por Boca do Inferno, Desmundo, Amrik ou Dias & Dias encontra uma obra em que romance, biografia e história do Brasil colonial se cruzam — e uma escritora que também passou pela poesia, pela crônica e pela literatura infantil.
Quem é Ana Miranda
Ana Maria Nóbrega Miranda nasceu em Fortaleza, no Ceará, em 1951. Aos cinco anos, mudou-se com a família para Brasília, e em 1969 voltou ao Rio de Janeiro, cidade onde viveu por três décadas. A formação passou pelas artes plásticas: frequentou o Instituto Central de Artes da Universidade de Brasília e estudou pintura com Roberto Magalhães e Rubens Gerchman. É irmã da cantora e pesquisadora Marlui Miranda, com quem assinaria mais tarde o projeto do livro Yuxin, Alma.
Entre 1971 e 1979, atuou em filmes do Cinema Novo brasileiro, como Como Era Gostoso o Meu Francês, O Princípio do Prazer e A Lenda de Ubirajara. Na televisão, participou de episódios de Sítio do Picapau Amarelo e de Caso Especial. No mesmo período, entre 1977 e 1983, foi editora-chefe do Instituto de Artes da Funarte. De 1979 a 1989, teve a formação literária acompanhada pelo escritor Rubem Fonseca, período que antecede a estreia no romance.
Em 2001, transferiu-se para São Paulo. Cinco anos depois, voltou a morar no Ceará, onde mantém base de trabalho. Assinou colunas e colaborações em veículos como a revista Caros Amigos, o Correio Braziliense e o jornal cearense O Povo. Foi escritora visitante em universidades como Stanford, Yale e Berkeley, nos Estados Unidos, e Tor Vergata, na Itália.
Como começou a carreira literária
A estreia de Ana Miranda foi em verso, com Anjos e Demônios (1978) e Celebrações do Outro (1983). A poesia continuou como uma frente da obra, retomada em antologias e em títulos como Prece a uma aldeia perdida (2004). O romance chegou em 1989, com Boca do Inferno, e mudou a escala de sua presença pública.
O livro reconstitui a Bahia do século XVII a partir de dois personagens históricos: o poeta satírico Gregório de Matos, conhecido como Boca do Inferno, e o jesuíta Antônio Vieira. A narrativa cruza acontecimentos documentados e episódios inventados, recurso que se tornaria uma marca da autora. Boca do Inferno recebeu o Prêmio Jabuti de revelação em 1990, foi traduzido em países como França, Itália, Alemanha, Estados Unidos e Suécia e entrou na lista dos cem maiores romances em língua portuguesa do século XX publicada pelo jornal O Globo em 1998.
O romance histórico como método
Ana Miranda parte de documentos — cartas, processos, crônicas de época, correspondência de escritores — e transforma esse material em narrativa. O Retrato do Rei (1991) volta à Guerra dos Emboabas, no ciclo do ouro em Minas Gerais. A Última Quimera (1995) tem o poeta Augusto dos Anjos como protagonista. Desmundo (1996) acompanha as órfãs enviadas de Portugal para casar com colonos no século XVI e deu origem ao filme homônimo de Alain Fresnot.
Em Amrik (1997), o tema é a chegada de imigrantes árabes a São Paulo no fim do século XIX. Dias & Dias (2002) mergulha na vida do poeta Gonçalves Dias a partir de sua correspondência, e Semíramis (2014) toma José de Alencar como tema. Na novela Clarice (1996), Clarice Lispector aparece como personagem. Já em Musa Praguejadora (2014) e em Xica da Silva, A Cinderela Negra (2016), a autora retoma o fio biográfico para escrever sobre Gregório de Matos e sobre a mulher que se tornou um dos mitos mais persistentes do Brasil colonial.
A história, nesses livros, não funciona como cenário decorativo. Ela interessa pelo que revela sobre poder, religião, escravidão, migração e moral, sempre por meio de personagens em conflito com o próprio tempo.
Livros, poesia, crônica e literatura infantil
Além dos romances, a obra reúne contos e crônicas, como Noturnos (1999), Caderno de sonhos (2000) e Deus-dará (2003), e uma produção consistente para crianças e jovens, com títulos como Lig e o gato de rabo complicado (2005), Mig, o descobridor (2006), Carta do tesouro (2010) e Menina Japinim (2014).
Em Yuxin, Alma (2009), romance de tema indígena, o livro foi acompanhado de um CD com músicas de Marlui Miranda. A novela O peso da luz (2013) parte da passagem de Albert Einstein pelo Ceará. Ana Miranda também desenha, ilustrou capas de alguns de seus livros e preparou para publicação obras de Vinicius de Moraes e Otto Lara Resende.
Prêmios e reconhecimento
- Prêmio Jabuti, categoria Revelação, por Boca do Inferno (1990);
- Prêmio Jabuti e Prêmio da Academia Brasileira de Letras por Dias & Dias (2003);
- Sereia de Ouro (2009);
- Green Prize of the Americas por Yuxin, Alma (2010);
- Prêmio ABL de Ficção por Musa Praguejadora (2015);
- Ordem do Mérito Cultural (2017);
- Título de doutora honoris causa pela Universidade Federal do Ceará.
Por onde começar a ler Ana Miranda
Para entender por que a autora é buscada, Boca do Inferno é o ponto de partida mais direto: é o romance que a tornou conhecida e que concentra as escolhas que ela repetiria depois. Quem prefere uma história de colonização pelo avesso pode começar por Desmundo. Já Dias & Dias e Musa Praguejadora interessam a quem gosta de biografia literária, e Amrik oferece uma porta de entrada para a história da imigração em São Paulo.
Os livros seguem em catálogo no mercado editorial brasileiro, com edições da Companhia das Letras e da Record. Para seguir autores e temas próximos, a página de literatura reúne outras autoridades do mesmo campo.






